terça-feira, 29 de novembro de 2011

É proibido copiar: Comissão Anti-Plágio orienta alunos sobre questão da autoria

Cartilha criada por professores de Comunicação Social esclarece o que é plágio e como usar corretamente ideias e conceitos de outros autores


Por Luiza Baptista e Mariana Coutinho

“Plágio é quando você se apropria da ideia de outra pessoa e assina dizendo que é sua. É roubo”, explica o professor de Jornalismo Marco Schneider. E como crime, fica previsto pela lei nº 9.1610 sobre direitos autorais que o autor do texto plagiado pode pedir uma indenização na justiça. O acusado pode ser obrigado a pagar multa ou mesmo ser preso.

 Para melhor analisar as possíveis cópias em trabalhos acadêmicos dos alunos, os professores de Comunicação Social da UFF resolveram criar uma comissão específica para avaliar os casos. A Comissão de Avaliação de Casos de Autoria, ou Comissão Anti-Plágio, foi criada informalmente em 2008 e institucionalizada em 2009. “A ideia é trabalhar com a educação, prevenção. É uma proposta pedagógica e não punitiva”, esclareceu Guilherme Nery, professor de Publicidade.

Para ensinar de forma didática, foi elaborada a cartilha “Nem tudo que parece é: entenda o que é o Plágio”, que possui explicações sobre o que é o plágio e a forma correta de dar crédito ao autor do texto, assim como os erros mais comuns. O material foi elaborado pela Comissão, formada atualmente por Guilherme Nery e Ana Paula Bragaglia, professores de Publicidade e Flávia Clemente e Marco Schneider, de Jornalismo.

Quando o plágio é detectado, o professor apresenta para a Comissão o trabalho do aluno e o material original. Então, o estudante tem o seu direito de resposta e pode se justificar perante a Comissão. Para Guilherme Nery, com a cartilha e as conversas durante a faculdade, a justificativa “eu não sabia” deve ser evitada. A cartilha “funciona de forma instrutiva, preventiva e consultiva”, afirma Marco Schneider.

Veja os que os professores Guilherme Nery e Marco Schneider pensam sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário