terça-feira, 16 de julho de 2013

Atlética de Comunicação ganha destaque em jogos universitários

A Associação Atlética de Comunicação Social (AACS) da UFF, projeto retormado em 2012, conquistou esse ano o troféu de melhor torcida nos Jogos Universitários de Comunicação Social (Jucs). Em entrevista ao Comuffaz, a presidente da Atlética, Larissa Monteiro, aborda a ideia do projeto, os objetivos e os primeiros resultados.    
   Geovani Noleto e Luciane Ballock

         Na Universidade Federal Fluminense foi criada há menos de um ano a Associação Atlética de Comunicação Social (AACS), responsável atualmente por grande parte dos eventos relacionados a esportes no curso de Comunicação Social. Uma Associação Atlética tem por função administrar, integrar e representar os cursos vinculados em jogos universitários. É responsável pela formação das equipes, organização dos jogos, criação e treinamento da bateria da torcida, relações entre cursos e faculdades no que diz respeito a área de desportes e pela burocracia que envolve as inscrições em campeonatos. Com sua fundação em 12 de julho de 2012, a AACS conta hoje com uma delegação de 80 pessoas, entre atletas, torcedores e pessoal administrativo (presidente, secretário, diretores e técnicos).

      No ano passado, a AACS participou de dois campeonatos: as Olimpíadas UFF, que abrange todas as atléticas e times desvinculados de Atlética da UFF, e os Jogos Universitários de Comunicação Social (Jucs), que conta com a participação de faculdades públicas e particulares de Comunicação Social do Rio de Janeiro. Este ano, a AACS participou do Jucs com uma delegação três vezes maior que a da primeira edição dos jogos e obteve resultados ainda melhores, como o troféu de melhor torcida do evento. A presidente da Atlética, Laryssa Monteiro, em entrevista, comenta a ideia do projeto, os objetivos e os primeiros resultados:

Adesão de alunos triplicou delegação da AACS em 2013
Comuffaz: Como surgiu a ideia de criar a Atlética?
Laryssa Monteiro: Os professores estavam em greve, então eu fiquei com bastante tempo livre. O meu namorado é da Atlética do curso de Direito e numa conversa ele me perguntou por que na Comunicação não tinha uma. Fui pesquisar e descobri que na PUC e na UFRJ eles tinham acabado de fazer, e na ESPM estavam se organizando. Procurei quem cuidava dos esportes no curso e vi que não tinha ninguém. Na verdade tinha uma pessoa no DACO que tentava tocar, sem muito sucesso. Eles (o DACO) fizeram a Copa IACS e tinha dado certo. Mas ainda não era no formato ideal. Então comecei a postar em vários grupos nas redes sociais a ideia de montar a atlética. Muitas pessoas se interessaram e ficaram de ajudar, mas quem deu andamento mesmo fomos eu, Spartakus Santiago e Arthur Mazai. Fizemos um grupo em uma rede social que agregou 100 pessoas já no primeiro dia. Fomos nos articulando através desse grupo e convocamos reuniões.

Comuffaz: A atlética recebeu ou recebe algum apoio institucional?
Laryssa Monteiro: Sim, recebemos do UFFesporte (ver box abaixo) uma bolsa para pagar nossa inscrição no JUCS e nossos uniformes em 2013. Nós também tentamos parcerias com algumas empresas, mas a única que se concretizou foi com a gráfica New Artes, na confecção das camisas e do nosso mascote, o Ruffus.

Comuffaz: Como você analisa a importância do esporte na formação dos estudantes universitários?
AACS contou com equipe de vôlei feminino
Laryssa Monteiro: Quando a gente fundou a Atlética viu que as principais características que o esporte traz é a união, o espírito de equipe e a união do time e da torcida para levar a equipe para frente, para ela vencer. Transpondo isso para o mercado de trabalho, é fácil enxergar essa interação também. Por exemplo, uma equipe que luta e trabalha duro para poder atingir uma meta, onde todo mundo se ajuda pra conseguir aquela bonificação de final de ano. Enfim, esse espírito de equipe, a união, a interação da galera é o que vale mais.


Basquete masculino também foi destaque
Comuffaz: Quais os projetos da Atlética?
Laryssa Monteiro: Depois da conquista de melhor torcida, queremos investir mais no esporte, mas é a parte mais cara de todas, contratações de técnicos etc. Vamos fazer festas para angariar fundos, tentar patrocínios. Agora o foco é a preparação dos times para o InterUFF, anteriormente chamada de Olimpíadas UFF, que terá início no segundo semestre de 2013.


Comuffaz: Como foi a participação da Delegação nos Jogos Universitários de Comunicação Social?
Laryssa Monteiro: Só quem vai ao Jucs para entender como é. É muita emoção. Antes éramos pequenos mas agora o cenário mudou. Então o cenário mudou, conquistamos nosso espaço. A sensação é indescritível. A delegação não parava de gritar, a bateria deu o sangue, a adesão da torcida aos jogos foi de quase 100% todos os dias. Não vi uma adesão tão grande assim das outras delegações. A nossa torcida foi apaixonada mesmo. Compraram a ideia de que tem que beber e se divertir, mas tem que gritar muito no dia seguinte. Porque nós fomos lá para jogar e nos intervalos beber e zoar um pouco. Nos bastidores, o que mais ouvi no primeiro dia foi: ‘nossa a UFF veio com tudo! Não para de gritar, empurrar o time’. E a prova disso foi no jogo da UFRJ e da PUC. As duas torcidas estavam sentadas enquanto nós estávamos gritando, pulando e cantando: ‘Vamos virar UFF!’. Isso nos rendeu o troféu, mais do que merecido, de melhor Torcida do Jucs 2013. 

Delegação conquistou troféu de melhor torcida
_________________________________________________________________________
UFFesporte incentiva atletas

No ano de 2008 a Pró-Reitoria de Graduação da UFF (PROGRAD) criou o programa UFFesporte, que busca apoiar qualquer modalidade esportiva praticada ou organizada por alunos, professores e técnico-administrativos da UFF. O programa visa à participação da instituição em torneios e campeonatos fora e dentro da Universidade. Os alunos que participam de eventos esportivos e são apoiados pelo programa recebem o chamado Bolsa Atleta, uma ajuda de custo para cobrir parte dos gastos com aquisição de material esportivo, inscrições em competições, transporte, hospedagem e alimentação durante eventos esportivos. A bolsa tem a duração de 12 meses e possui critérios para inscrição e sua manutenção. A AACS é uma das Atléticas apoiadas pelo programa desde o ano passado, recebendo uniformes e materiais para treinos dos atletas.
      

Um comentário: