Sobre

Comuffaz é um blog criado pelos alunos da disciplina Jornalismo Institucional no curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. O objetivo do blog é dar visibilidade à produção acadêmica do curso de graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), tendo no horizonte o tripé ensino, pesquisa e extensão. O neologismo Comuffaz foi criado a partir da reunião de três ideias simples – Comu (comunicação), UFF (Universidade Federal Fluminense) e Faz (do verbo fazer) – para mostrar como são produzidos os trabalhos de graduação e estimular o desenvolvimento de pesquisas entre os formandos.

Divididos em grupos, os alunos participaram de todas as etapas de produção jornalística para transformar monografias, artigos premiados e projetos de extensão em reportagens. O conteúdo do blog inclui entrevistas disponibilizadas em áudio e vídeo, que podem ser conferidas na editoria “Multimídia”. Na seção “Zoom”, o Comuffaz abre espaço para ensaios fotográficos apresentados pelos alunos como Trabalho de Conclusão de Curso. Já em “Perfis”, os leitores podem conhecer um pouco mais sobre a experiência de ex-alunos formados em Jornalismo e Publicidade pela UFF que atuam no mercado de trabalho. A equipe procurou também contemplar a produção docente com a divulgação de lançamento de livros e projetos de pesquisa dos professores nas editorias “Livreiro” e “Ponto de vista”, respectivamente.

O blog Comuffaz, resultado de um trabalho coletivo, é uma aplicação dos conceitos discutidos na disciplina Jornalismo Institucional, ministrada pelo professor Márcio Castilho. Ao aliarmos reflexão teórica e atividades práticas, procuramos fazer com que a produção acadêmica não fique restrita aos muros da universidade e possa ser compartilhada pela sociedade em geral.

Boa leitura!